Categorias: INTERNET

Troféu Valkirias de Melhores do Ano: Internet

Com sete anos de história, talvez seja desnecessário apontar o papel da internet em nossas vidas. De fato, não haveria Valkirias, o site que você lê hoje, sem que tivéssemos acesso à rede mundial de computadores, tampouco as conexões que possibilitaram a criação e manutenção desse espaço, uma rede (e um trabalho) que continua a existir e se expandir primordialmente à distância — o que, em outras circunstâncias, seria inimaginável.

Para muita gente, no entanto, essa continua a ser uma realidade distante. Porque a desigualdade no Brasil é um tópico também no que tange o acesso à internet, a realidade em que vivemos é apenas um recorte dentro de realidades mais amplas. Aos poucos, porém, esse cenários está se modificando. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, a internet chegou a 90% dos domicílios brasileiros, 6% a mais do que em 2019%. Na área rural, essa proporção foi de 57,8% para 74,7%, enquanto em áreas urbanas o crescimento foi de 88,1% para 92,3%. O uso da internet também cresceu entre a população com mais de 60 anos: de 44,8% para 57,5%.

Os dados animam, mas também revelam que ainda há muito a ser feito. Assim, em mais uma edição do nosso Troféu Valkirias de Melhores do Ano, aproveitamos a categoria Internet para fazer um convite: que não apenas curtamos uma caminhada pelos conteúdos que tornaram nossos dias on-line mais interessantes, mas que também pensemos sobre o que (e, principalmente, quem) existe para além de nossas bolhas.

Alma de Cozinheira (Podcast)

Por Thay

A essa altura da vida já sabemos que não há praticamente nada que Paola Carosella não possa fazer. De apresentadora de reality show a youtuber, a cozinheira e chef argentina (naturalizada brasilera) já provou que manda bem em tudo o que se propõe a fazer. É o caso, por exemplo, de seu programa Alma de Cozinheira que também é apresentado no formato de podcast em todas as plataformas digitais. Claro que ouvindo não temos a visão dos pratos que elabora para seus convidados, mas é sempre um prazer passar o tempo ouvindo Paola conversando com personalidades como Sandra Annenberg, Sônia Bridi e Padre Julio Lancellotti, apenas para citar alguns. Com uma proposta simples, em cada episódio as conversas são direcionadas por um tema e os convidados de Paola são reunidos em improváveis duplas que dão muito certo.

Alma de Cozinheira nos leva por assuntos diversos, histórias divertidas e emocionantes e o tinir de louças e talheres, quase como se o ouvinte fosse o quarto integrante desses jantares regados a boa comida e conversas. Para os interessados, as receitas também ficam disponíveis na internet para quem quiser seguir os passos da chef.

Para saber mais: Cozinhar nos tempos de pandemia e o que podemos aprender com chefs profissionais

Caso das 10 mil (Podcast)

Por Bruna Scheifler

A descriminalização do aborto é um tópico recorrente na política brasileira e sua relevância aumenta a cada eleição. O Caso das 10 mil aborda o maior processo criminal relacionado ao aborto no país, ocorrido há mais de 20 anos, quando uma reportagem expôs a Clínica de Planejamento Familiar, da médica Neide Mota Machado, conhecida por realizar abortos em Campo Grande (MS). O podcast relembra o caso e explora seus desdobramentos, especialmente na política brasileira, já que esse episódio desencadeou debates e a criação de grupos a favor e contra o aborto. O podcast é fundamental para entender a discussão sobre aborto no Brasil nos últimos 20 anos e em que ponto estamos agora, em 2023, quando ainda debatemos projetos de lei como o Estatuto do Nascituro, criado no mesmo ano do fechamento da clínica em Campo Grande.

Hollywood Forever TV (YouTube)

Por Rafaela

Apresentado por Fernanda Soares, que já apresentou programas de sucesso no YouTube da TNT, como o Tretas TNT e A-POP-CALIPSE, o canal Hollywood Forever TV abrange temas como música, filmes, livros, séries e notícias sobre celebridades. Entre os conteúdos, têm o Hollywoodoc, que se aprofunda sobre a vida e obra de artistas, as lives de blind items (termo usado para fofocas em que as celebridades não são identificadas), em que Fernanda Soares e Ademir Correa dão palpites sobre quem poderia ser o alvo das especulações (eu passaria horas assistindo a esses vídeos!). O canal também conta com lives que tratam de causos recentes do universo dos famosos e da cultura pop. Me divirto muito assistindo os conteúdos da Fernandashian, ela é ótima.

Lu Ferreira (YouTube)

Por Rafaela

Lu Ferreira produz conteúdo para a internet há muito tempo: ela começou com o blog Chata de Galocha e foi migrando para outras plataformas ao longo do tempo. Inicialmente voltado mais para moda e beleza, sua produção de conteúdo passou por uma transição notável, agora centrada em temas como bem-estar, vlogs de viagem e receitas.

Há alguns anos, após descobrir uma doença autoimune, a ex-chata de galocha iniciou uma jornada em busca de bem-estar, incorporando atividades físicas em sua rotina e compartilhando essa mudança com seu público. Acompanhar essa transformação foi importante para mim, pois também estava (e ainda estou) em busca de uma rotina mais saudável — foi o match perfeito. Além disso, como alguém que gosta de fazer cursos aleatórios e aprender coisas novas, os vídeos nos quais ela faz reviews de cursos, como Libras e lettering, são um prato cheio.

Modus Operandi (Podcast)

Por Ana Luíza

Por mais um ano, o podcast Modus Operandi figura em nossa lista de Melhores do Ano, comprovando a inegável qualidade do trabalho realizado por suas criadoras e apresentadoras, Carol Moreira e Mabê Bonafé. Com episódios semanais sobre true crime e conteúdos extras disponíveis para assinantes, é possível afirmar que 2023 foi o ano mais consistente do podcast, que manteve o fluxo de episódios, gratuitos ou não, sempre dentro de seu cronograma. Além disso, o notório respeito com os casos abordados o destaca entre outros inúmeros conteúdos do mesmo nicho: de fato, se existe um grande interesse do público e da mídia pelo true crime, é verdade que poucos realmente tratam o tema com o respeito e o cuidado devidos às vítimas — algo que não falta a Moreira e Bonafé, que também enriquecem os episódios com insights pertinentes e sempre atuais.

No Paddock da F1 com a Ju (Podcast)

Por Rafaela

Depois de todo GP, a jornalista esportiva Julianne Cerasoli faz uma análise da corrida, além de compartilhar os bastidores do universo automobilístico. Os episódios de No Paddock da F1 com a Ju, que também estão em formato de vídeo no YouTube, tem como fio condutor as perguntas dos seguidores, feitas por meio do Instagram. Desta maneira, ela esclarece estratégias e decisões, muitas vezes aparentemente inexplicáveis, tomadas por algumas equipes, como a Ferrari, durante uma corrida.

Julianne trabalha há mais de 10 anos no esporte e, além do podcast, tem uma coluna no Uol, chamada Pole Position, e mantém um blog pessoal dedicado ao automobilismo. Além de atuar como produtora na Band, na cobertura dos eventos da Fórmula 1. Para quem acompanha ou deseja começar a acompanhar a F1, os conteúdos que ela produz entregam muito no quesito apuração.

Para saber mais: Drive to Survive: onde estão as mulheres na Fórmula 1?; Grid Girls: hipersexualização na Fórmula 1

Projeto Humanos – O Caso Leandro Bossi (Podcast)

Por Thay

O Projeto Humanos é um podcast em formato storytelling criado por Ivan Mizanzuk em 2015. Professor e escritor de Curitiba, no Paraná, Ivan também foi o produtor do AntiCast, podcast focado em história, política e Artes. Com o seu Projeto Humanos, Ivan já cobriu casos como o de Lili Jaffe, uma judia iugoslava sobrevivente do holocausto, além do emblemático Caso Evandro, um dos casos criminais mais chocantes do estado do Paraná e do Brasil, além da triste história dos meninos de Altamira.

Com a temporada O Caso Leandro Bossi, Ivan Mizanzuk retoma a investigação que mexeu com todos os ouvintes do Projeto Humanos ao tentar descobrir quem foi o serial killer responsável pelos desaparecimentos e mortes de crianças no litoral do Paraná, em especial a de Leandro Bossi. Ainda que tenha desaparecido no mesmo período que Evandro, e deixado em condições similares as do menino, a polícia não despendeu os mesmos cuidados na investigação do pequeno Leandro, deixando sua família em suspensão a respeito da veracidade da ossada encontrada por mais de 30 anos. A temporada centrada no desaparecimento de Evandro, inclusive, foi responsável por confirmar que os suspeitos foram torturados para confessar os crimes, o que levou a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná decidiram, por maioria de votos, anular as condenações dos acusados pelo crime. Projeto Humanos: O Caso Leandro Bossi, ainda está no início, mas já mostrou a que veio.

Rádio Novelo Apresenta (Podcast)

Por Isabella Tamaki

Com episódios novos toda quinta-feira, o Rádio Novelo Apresenta é um podcast de — segundo eles mesmos — “histórias que você nem sabia que precisava ouvir”. E eu realmente não sabia que precisava ouvir uma entrevista com o deputado cassado George Santos, ou o primeiro encontro de uma pessoa cega com seu cão-guia, ou mesmo a narrativa de uma mulher que teve sua perna devorada por um jacaré. Mas, sempre que termino um episódio, fico com a mesma sensação de: ainda bem que ouvi.

O Rádio Novelo Apresenta me fez refletir sobre tantas questões, que fica difícil resumir em poucas palavras. Ouvindo o podcast, senti muita coisa e também passei a pensar bastante sobre injustiças sociais, espiritualidade, história, antropologia, memórias, reforma agrária, amores, ódios, coincidências e como a experiência humana é complexa e coletiva. Além de arrancar emoções, o Rádio Novelo Apresenta mostra que, mesmo nas histórias mais cotidianas, nada é por acaso. Se não sabe por qual episódio começar, recomendo um que me marcou profundamente: Caixas Pretas.

Romanticizing African Countries by Maïmouna Elle (Instagram)

Por Ana Azevedo

Qual a imagem da África que chega até nós diariamente? Essa pergunta, e sua resposta foram o que motivaram Maïmouna Elle a começar o projeto Romanticizing African Countries no Instagram. Elle é senegalesa e estava, até o começo desse ano, estudando medicina nos Estados Unidos até que resolveu resolveu mudar os planos, pelo menos por enquanto. De volta ao Senegal, começou a pensar na imagem que as pessoas de fora tem dos países da África. Quando não é uma imagem de miséria e violência, a imagem é praticamente nula. As pessoas não conhecem a África e, o mais importante, não conhecem as belezas que a África tem. Fora do circuito de safáris e resorts luxuosos, Elle mostra em vídeos curtos, ao som de músicas calmas e relaxantes, a vida bela da África no seu dia a dia. Talvez você já tenha esbarrado em um vídeo dela na sua FYP. Talvez não, mas é através do Instagram que  Maïmouna Elle está levando a graça e a simplicidade dos países africanos para o mundo.