Categorias: LITERATURA

Operação Paddock: comédia romântica na Fórmula 1

O sonho de Petra Magnólia é ser uma vitoriosa piloto de Fórmula 1, mas parece que todo o seu esforço foi em vão após seu nome ser envolvido em um escândalo. Por conta disso, seu contrato como piloto da Fórmula 2 não foi renovado e todas as portas do automobilismo começaram a se fechar para ela. Ainda que o escândalo seja fruto de pura especulação e fofocas sem fundamentos, é difícil ser uma mulher no mundo das corridas de automóvel, ainda mais se você é uma mulher preta com vontade de vencer.

Enquanto Petra se vê sem saída em uma situação fora de seu controle, seu irmão gêmeo, João, está em outro ponto da vida: como piloto reserva de uma equipe da Fórmula 1, João se vê obrigado a disputar as corridas quando o titular se machuca. Mas enquanto correr é o sonho e a vida de Petra, João tem sentimentos diferentes com relação ao esporte, se mantendo na categoria somente por pressão do pai. Se João está desesperado para não competir, tudo o que Petra mais deseja é uma oportunidade, então é a partir daí que os dois desenvolvem um plano que envolve troca de identidade, colocando Petra no lugar de João no cockpit.

“Eu não acreditava tanto em sorte; talvez em bons contato e carisma, mas não sorte. Pessoas negras no esporte não têm apenas sorte.”

Operação Paddock, livro de Arquelana publicado pela Paralela, nos entrega uma trama inspirada em clássicos do cinema como Mulan e Ela É o Cara, uma comédia romântica brasileira e da melhor qualidade. Nas pouco mais de 400 páginas acompanhamos a jornada de Petra ao se passar por João dentro da Fórmula 1, a série de desventuras que envolve o desenrolar do plano dos gêmeos, e o crescimento de personagens que estão dispostos a superar seus limites em nome da conquista de seus sonhos e da proteção daqueles que amam. A leitura é leve e divertida mesmo que contenha em suas páginas momentos de tensão e temas relevantes como racismo, machismo, saúde mental e xenofobia, apenas para citar alguns. Arquelana não se furta de levantar as pautas necessárias dentro de seu universo, e é sempre um alívio ver tais temas tratados com tanta seriedade, sensibilidade e verdade.

Operação Paddock

Se fosse somente por esses pontos, Operação Paddock já teria valido a leitura, mas a autora ainda consegue espaço para trabalhar o romance entre os personagens com muita delicadeza e verossimilhança, afinal, seu livro ainda é uma comédia romântica e, como um bom exemplar do gênero, precisa nos fazer acreditar na história que está contando, suspirar com as demonstrações de afeto entre os personagens e torcer por seu final feliz. Vemos como Petra precisa navegar entre as omissões que faz ao se passar por João enquanto tenta resistir às investidas de Oliver Knight, companheiro de equipe de seu irmão e que não pode descobrir que ela está competindo ao seu lado como segundo piloto. Oliver é sensível e charmoso, deixando Petra balançada sempre que está por perto, mas ela precisa manter a pose como João e impedir a todo custo que sua trama seja desvendada.

“(…) reconhecer um trauma é o primeiro passo para curá-lo, mas o caminho até que isso aconteça de verdade é longo, demorado, e às vezes dura a vida toda.”

Petra tenta de todas as maneiras resistir a Oliver, mas a conexão entre os dois é muito forte para ser descartada pela piloto, e ela tenta seguir com sua dupla identidade: competindo ao lado de Oliver como João e se relacionando romanticamente com ele como Petra. São nesses momentos em que Arquelana brilha em sua narrativa: a escritora descreve todo o desenrolar das cenas com maestria, nos envolvendo tanto no plano de Petra e João quanto no relacionamento da protagonista com Oliver. As cenas entre Petra e Oliver, inclusive, com conteúdo adulto, não gratuitas e mostram razão de ser: desvelar os sentimentos entre os personagens e também mostrar como a confiança entre eles vai mudando ao decorrer da leitura.

Ainda que seja um livro sobre o universo da Fórmula 1, leigos a respeito do esporte não sentirão dificuldade em se entreter com a narrativa visto que Arquelana insere entre os capítulos passagens de narradores e comentaristas do esporte, mergulhando ainda mais o leitor no automobilismo. Como fã da categoria, em alguns momentos fiquei até mesmo me perguntando se não estava vendo easter eggs onde não havia nenhum, mas sem dúvida foi muito divertido  acompanhar a história de Petra Magnólia na Fórmula 1, toda a troca de identidade entre os gêmeos e o romance adorável com Oliver. Operação Paddock é aquele tipo de livro que você não consegue parar de ler pois precisa saber o que acontecerá com os personagens, todos tão reais e com problemas palpáveis, mesmo que em alta velocidade. Espere encontrar tramas familiares, irmãos que se amam e fariam tudo um pelo o outro, uma protagonista de pavio curto e que não leva desaforo pra casa, e um romance que consegue ser ao mesmo tempo adorável e provocador.

“Porque ele decidiu me amar como eu era. E aquilo era o suficiente.”


Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados. Se interessou pelo livro? Clique aqui e compre direto no site da Amazon!