Categorias: LITERATURA

Mooncakes: diversidade abraçada e celebrada

Se você gosta de histórias com bruxas, lobisomens, espíritos da floresta e um romance adorável, a graphic novel Mooncakes é pra você! Lançada no Brasil pelo selo de quadrinhos da DarkSide Books com tradução de Aline Zouvi e letras de originais de Joamette Gil, feitas por Ebbios para a versão brasileira, a graphic novel escrita por Suzanne Walker e ilustrada por Wendy Xu tem aquele tipo de cuidado e delicadeza capazes de deixar o coração quentinho durante a leitura. Unindo uma trama interessante e ilustrações encantadoras, Mooncakes te levará a conhecer a história de Nova Huang, uma bruxa sino-americana que divide o tempo entre trabalhar na livraria de suas avós e estudar magia.

Em uma noite de lua cheia, Nova é atraída para a floresta pela figura de um lobo branco, se deparando, na sequência, com Tam Lang, antiga amizade e crush — de infância. Nova não pensa duas vezes em ajudar Tam que está ameaçade por forças das trevas que não entende por completo. É assim que antigos laços de amizade são reconectados quando a dupla precisa trabalhar em conjunto para descobrir o que está acontecendo com Tam e até que ponto os estranhos fenômenos que se desenrolam na cidade tem relação com elu.

Mooncakes não tem uma trama mirabolante e não precisa disso para encantar o leitor. Com pouco mais de 270 páginas, Suzanne Walker e Wendy Xu conduzem uma narrativa sobre aceitar quem você realmente é permeada dos momentos da (re)descoberta de um antigo amor, e tudo isso enquanto mostra como a diversidade deve ser abraçada e celebrada. E Mooncakes não faz nada disso soar forçado ao desenvolver todas as suas tramas naturalidade e cuidado, tornando os momentos ternos do quadrinho ainda mais memoráveis. A graphic novel será de fácil identificação principalmente para seu público alvo, os adolescentes, ao lidar com situações que não estão restritas ao universo das bruxas e dos lobisomens, mas de qualquer um passando por altos e baixos na vida.

Os personagens lidam com o luto, a busca de sua identidade e de seu lugar no mundo — e tudo isso enquanto investigam um culto que procura invocar demônios ao luar. Mooncakes também tem representação não-binária na figura de Tam, com o uso dos pronomes corretos ao se referir ao personagem, e mostra Nova com seu aparelho de audição sem fazer nenhum alarde a respeito inclusive, a bruxa faz um uso inteligente dos aparelhos com sua magia, causando um estrago em quem tentava atacá-la.

A arte de Wendy Xu e o roteiro de Suzanne Walker são belos complementos um do outro, emitindo uma atmosfera cottagecore como poucas produções do gênero conseguiram fazer. Todos os quadros que compõem as páginas são muito bem feitos e coloridos, com todos os espacinhos preenchidos com detalhes que vão encher os olhos do leitor. A dupla cria um mundo rico e mágico não somente com a narrativa, mas com os pequenos detalhes de cada página, com cores e texturas próprias, além de uma paleta de cores que transmite aconchego e tranquilidade nos momentos em que Nova está na casa ou livraria de suas avós, e tons mais sombrios quando a investigação a leva ao fundo da floresta.

Todos os personagens, de Nova a Tam, de suas avós aos espíritos da floresta, são carismáticos e adoráveis, ainda que um pouco unidimensionais mas isso se deve, talvez, ao fato deste ser somente o primeiro volume de Mooncakes. Tanto trama quanto personagens possuem muito potencial para serem explorados nas próximas edições da graphic novel, com o desenvolvimento do relacionamento de Nova e Tam, além das próximas etapas da bruxinha em seus estudos de magia. Mooncakes é altamente recomendada se você ama histórias queer com pitadas de sobrenatural, momentos de aquecer o coração e um traço adorável. É uma graphic novel divertida que fará o tempo voar, como num passe de mágica.

O exemplar foi cedido para resenha por meio de parceria com a DarkSide Books.


Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.  Se interessou pelo livro? Clique aqui e compre direto pelo site da Amazon!