Categorias: LITERATURA

Heartstopper Vol.5: Mais Fortes Juntos

Em seu quinto volume, Heartstopper está pronto para acompanhar seus personagens em suas novas fases de vida. Quando tudo começou, Charlie, ainda em seus 14 anos, estava tentando sair de um relacionamento abusivo em segredo e ainda lidando com as consequências do bullying sofrido na escola; e Nick, um ano mais velho, não entendia porque o menino que sentava ao seu lado no período livre mexia tanto com ele. Agora, Nick está se encaminhando para o seu último ano no ensino médio, enquanto Charlie, prestes a fazer 16 anos, busca a sua autoconfiança em meio a fazer novos amigos ao lado do namorado, Nick.

Este volume é tudo sobre decisões sobre o futuro enquanto caminhamos para os momentos finais da aventura com a Turma de Paris. Nick, Elle e Tara embarcam em uma viagem para visitar possíveis universidades que irão se inscrever no próximo ano. Ao mesmo tempo em que as meninas discutem sobre o futuro de seus relacionamentos, Nick está decidido a ir à universidade mais próxima de Charlie, com receio de que ele não irá aguentar um relacionamento à distância.

Durante o percurso do relacionamento, Nick se coloca muito como protetor de Charlie, e Charlie se apoia muito em Nick durante suas crises ou brigas com sua mãe, mas em Heartstopper pouco é explorado sobre os sentimentos de Nick durante a jornada dos últimos meses de seu relacionamento. Foi com Charlie que Nick se descobriu bissexual, o que isso significava; foi o relacionamento e o seu bem-estar que o fez se distanciar de amizades tóxicas e tomar decisões importantes para sua vida. No entanto, Nick sem Charlie é uma incógnita. Nick não sabe quem é sem Charlie e, por mais que Charlie o apoie e ele tenha encontrado um grupo de amigos junto ao namorado, Nick não sabe direito como se abrir para outras pessoas além de Charlie.

Heartstopper

Em contrapartida, Charlie está um pouco mais corajoso para desvendar o que há lá fora após o seu tratamento. Ele entra para a Queer Intentions, uma banda da escola junto com Sahar, e eles irão se apresentar ao vivo em breve. À convite de Mr. Farouk, Charlie também cogita se candidatar a Líder Estudantil, porque acreditam que ele tem o poder de ajudar outras crianças que possuem uma história parecida com a dele.

Talvez esse seja o momento em que Nick e Charlie estejam mais afastado, e isso tem um papel muito importante sobre como e com quem eles querem ser e estar dali um ano. Só que isso não significa que eles não se amem ou que o amor deles esteja diminuindo. É nesse momento que eles provam que são os mesmos Nick e Charlie.

Crescer não é sobre esquecer ou deixar de ser: é sobre tomar decisões difíceis e até se machucar um pouco, mas começar a pensar no que é bom para nós individualmente. Durante a viagem, Nick se apaixona pela Universidade de Leeds, que fica há quatro horas de distância de Kent, onde eles moram. Nick passa os próximos momentos até o seu reencontro com Charlie pensando sobre o futuro deles e sobre o seu próprio futuro. Ele não tem todas as respostas, mas sabe que está na hora de se encontrar e descobrir quem ele é fora de casa.

Temos um pequeno spoiler do que será essa decisão na novela, também publicada pela Editora Seguinte, Nick & Charlie, mas acompanhar os momentos anteriores à ela, que acontecem no Vol. 5 de Heartstopper, são importantes para sabermos o peso que a mudança e a faculdade têm para a trajetória de Nick como pessoa.

Heartstopper Vol.5, que é o penúltimo volume da série em quadrinhos, tem um tom diferente dos outros volumes, mostrando que os personagens cresceram e precisam tomar decisões mais difíceis, e que o relacionamento de Nick e Charlie os moldaram e mudaram, e as consequências de se apaixonar e encontrar sua alma gêmea tão cedo, em meio ao processo de crescimento. O importante é que, nesse mundo, temos uma certeza: tudo ficará bem.

Heartstopper