Categorias: LITERATURA

Nick e Charlie: uma novela de Heartstopper

Na mais nova novela do universo de Heartstopper, Nick e Charlie, lançada esse ano pela Editora Seguinte, acompanhamos um dos nossos casais favoritos em um momento muito desafiador: o fim do ensino médio. Nick e Charlie se passa após os acontecimentos de Heartstopper, série de quadrinhos também lançada pela Editora Seguinte, e navegamos por quase 160 páginas dos sentimentos e conflitos que chegam junto com a formatura de Nick.

Na trama, Nick Nelson está nos últimos dias do seu ensino médio e não consegue parar de falar e pensar sobre a faculdade. Nos últimos anos, ele precisou aprender a lidar com as diferentes reações e percepções que as pessoas têm dele ao se perceber bissexual, se apaixonar por Charlie e entender quem são seus amigos de verdade. Apesar de estar em um lugar bem melhor agora, a faculdade lhe dá a perspectiva de liberdade e de conseguir fazer o que quiser no futuro.

Do outro lado, Charlie Spring está triste por ser mais novo que Nick e ter que ficar no colégio por mais um ano, enquanto seu namorado vai para a faculdade. Para Charlie, Nick se tornou o seu principal porto seguro. Entre o seu relacionamento conflituoso com os pais, o bullying sofrido no colégio nos primeiros anos do ensino médio, os diagnósticos de anorexia e transtorno obsessivo-compulsivo junto com a sua internação, além de trabalhar tudo isso na terapia, é em Nick em quem Charlie consegue confiar em todos os momentos. O que acontecerá quando Nick não estiver mais ali?

Enquanto todo mundo tem a mesma conclusão de que eles são Nick e Charlie, inseparáveis, os dois se sentem inseguros sobre toda a situação de relacionamento à distância. Qual é o casal que sobrevive às aventuras e experiências da faculdade? Provavelmente, eles não.

Apesar de ter sido escrita e lançada originalmente antes da história em quadrinhos, Alice Oseman demonstra tanto controle da narrativa de seu universo que conseguimos traçar essa linha do tempo sem problema nenhum, mesmo que ainda não temos canonicamente a conclusão de Heartstopper, que terá seus dois volumes finais lançados nos próximos anos.

A novela navega pelos sentimentos dos protagonistas, pela tortura que é para eles estarem separados e o terror do pensamento de terminar de vez o relacionamento. Eles refletem sobre os anos que estiveram juntos e sobre o futuro que podem ou não ter, sobre a incerteza que a vida é ao ser adolescente, mas a certeza que eles têm um do outro. Afinal, eles são Nick e Charlie.

O que Nick e Charlie entrega aos leitores é, principalmente, um quentinho no coração que já estamos acostumados, onde até podemos ter alguma ideia da jornada dos protagonistas, mas que continuamos acompanhando suas vidas pelo simples aconchego que ela nos entrega. Ver Nick e Charlie passar pelos altos e baixos de um relacionamento nos mostra tudo o que novo, duradouro, monótono, adolescente e inédito, enquanto ainda descobrem o mundo e que lugar querem ocupar nele.

O exemplar foi cedido para resenha por meio de parceria com a Companhia das Letras.


Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.  Se interessou pelo livro? Clique aqui e compre direto pelo site da Amazon!