Categorias: LITERATURA

Esquisitona: a existência millennial por Sarah Andersen

Desde que começou a publicar suas tirinhas na internet, nos longínquos anos de 2010, Sarah Andersen não parou mais. Cartunista e ilustradora nascida em Connecticut, Estados Unidos, com formação pelo Maryland Institute College of Art, Andersen é a pessoa por trás do Sarah’s Scribbles e de livros como Uma Bolota Molenga e Feliz, Ninguém Vira Adulto de Verdade, A Louca dos Gatos e Mordida, todos lançados no Brasil pela Editora Seguinte.

Com sua nova coletânea, Esquisitona, Sarah Andersen entrega mais daquilo que amamos: situações com as quais todo millennial poderá se identificar, seja para o bem, seja para o mal. Com tradução espirituosa de Sofia Soter, Esquisitona demonstra com humor como nenhuma experiência é individual e estamos todos presos nas esquisitices que somente a vida adulta pode proporcionar. Com seu traço característico, a cartunista fala sobre como é fazer piadas ruins em momentos inconvenientes, se sentir inadequado em um mundo que não para de se transformar e como todos temos medos de deixar nossa guarda baixa e nos mostrar como verdadeiramente somos.

Sarah Andersen ainda se baseia nas situações de seu dia a dia, e de seus amigos, para criar suas tirinhas, o que nos faz sentir identificação a cada página virada. A cartunista tem o talento ímpar de transformar situações corriqueiras em humor, mostrando que a vida pode ser mais leve se a gente a encarar dessa maneira. Sarah Andersen soa como aquela amiga que se parece muito com a gente, compartilhando desde seu amor por gatos e cachorros, o carinho que tem por livros e até mesmo sua natureza introvertida, o que a faz pensar demais nas coisas.

Esquisitona é seu quarto volume de coletâneas e assim como os outros títulos da autora, explora a vida como ela é, com grandes pitadas de deboche, humor e sarcasmo, mostrando que rir de si mesma normalmente é a melhor saída. Espere encontrar nas 120 páginas muitas tirinhas sobre ter responsabilidades, e não saber lidar muito bem com elas, ser fangirl (sem sentir vergonha disso!) e gatos, muitos gatos. Mesmo quando trata de assuntos mais delicados, como ansiedade, luto e a solidão que nos acompanha, Sarah Andersen consegue trazer leveza e honestidade para seu trabalho, arrancando sinceras risadas do leitor ao mesmo tempo em que o deixa com o coração quentinho.

Em uma era em que as coisas mudam rápido demais, de status nas redes sociais a relacionamentos, é confortável perceber que a partir do momento em que nenhuma experiência é individual, sendo você uma cartunista que vive nos Estados Unidos ou uma arquiteta no Brasil, tudo é compartilhável, inclusive os risos e as reflexões. Esquisitona é um sopro de bom humor, e entrega uma leitura leve, divertida e com situações de identificação praticamente imediata.

O exemplar foi cedido como cortesia por meio de parceria com a Companhia das Letras.


Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.  Se interessou pelo livro? Clique aqui e compre direto pelo site da Amazon!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *