Categorias: LITERATURA, TV

Apoie mulheres!: + 10 projetos de financiamento coletivo para conhecer

Sites de financiamento coletivo vêm se mostrando cada vez mais importantes no momento de ligar um artista ao seu público. Por meio de contribuições pontuais ou contínuas, no sistema de assinaturas, é possível auxiliar no financiamento de projetos dos mais diferentes tipos, de livros de contos de fadas a webséries, de histórias em quadrinho a curtas-metragem. As ideias são infinitas e as possibilidades, idem, então nada melhor do que aproveitar o facilitador que é esse sistema de financiamento para ajudar mulheres incríveis a tirar seus projetos do papel. A segunda lista da tag Apoie Mulheres! apresenta dez novos projetos novinhos para você apoiar — se você não pode contribuir financeiramente no momento, compartilhe!, isso já ajudará a criar pontes entre essas artistas e seu público.

Sobre Maldições

Um quadrinho que conta a história de um andarilho que se vê preso a uma loja de magia, Sobre Maldições é uma trama sobre magia, criaturas da floresta e mistérios. Com seis personagens principais, o projeto nasceu de uma conversa casual entre as autoras, a artista Bruna Andrade e a estudante de Arquitetura Clara Rios. Quando perceberam que a história que tinham em mãos poderia render um projeto interessante, as duas arregaçaram as mangas e começaram a trabalhar no universo que integra toda a história de Sobre Maldições.

Você pode contribuir até: 08 de setembro!

RED

RED é a primeira websérie de temática lésbica do Brasil e procura por apoio para gravar sua quinta temporada. Criada por Germana Belo, Viv Schiller e Fernando Belo, RED conta a história de Mel e Liz, duas atrizes que se apaixonam em um set de filmagens e levam o amor da ficção para a vida real. A primeira temporada da série estreou em 2014 e desde então vem se tornando sucesso de público, contribuindo de maneira significativa para uma melhor representação do ‘L’ na sigla LGBTQ na cultura pop brasileira. Um projeto totalmente independente, RED se sustenta por meio do apoio de seus fãs e os recursos arrecadados no financiamento disponível no Catarse servirão para cobrir os gastos de produção e remuneração dos mais de 20 artistas e profissionais envolvidos na gravação.

Você pode contribuir até: 21 de setembro!

Pistillia

O Kiwii Anônimo é um grupo de mulheres artistas que, ainda que estejam espalhadas pelo Brasil, se juntaram para criar um grupo cujo objetivo principal é publicar um artbook. Dessa reunião nasceu Pistillia, um livro que procura retratar, por meio dos traços de suas diferentes autoras, mulheres fortes e guerreiras em suas respectivas culturas. De maneira dinâmica e criativa, o projeto do Kiwii representará mulheres de diferentes épocas abordando o empoderamento feminino por meio da arte. Cada capítulo do artbook mostrará o processo criativo de cada artista e o caminho percorrido por elas para chegar ao produto final publicado no livro. Formado por dez artistas de diferentes estilos e traços, o Kiwii Anônimo procura demonstrar com o Pistilla que o girl power está mais vivo do que nunca.

Você pode contribuir até: 02 de outubro!

A Donzela da Torre

A Donzela da Torre é um curta-metragem de ficção que promete contar a história de Bete, uma jornalista portadora de Alzheimer que foi contra o Regime Militar no Brasil. Lutando contra a morte de sua própria memória e os efeitos colaterais da ditadura em sua vida, Bete mistura a realidade e o sonho em sua rotina, por vezes não conseguindo diferenciar o real da ficção. Flertando com o suspense e o terror psicológico, A Donzela da Torre é idealizado por uma equipe de estudantes da área do Audiovisual inteiramente feminina. A ideia por trás de A Donzela da Torre é mostrar que houve, sim, a participação de mulheres nas lutas políticas, mulheres que deram suas vidas para proteger a democracia e que tiveram seus nomes apagados no tempo e que tentam, a todo custo, não se deixar esquecer.

Você pode contribuir até: 03 de outubro!

Começos

No melhor estilo fábula, Carol Studzinski conta a história de uma raposinha da cidade que se torna amiga inseparável de uma coelhinha aventureira. Choco e Mocca exploram o universo juntos e desvendam os mistérios do desconhecido em sua primeira aventura pelo Bosque do Pinheiro Ancião no Condado dos Cogumelos. Com ilustrações coloridas que cobrem páginas inteiras, a história de Começos é interativa e pode ser ampliada por meio de um aplicativo disponível para celulares e tablets. As imagens idealizadas por Carol ganharão vida e deixarão as aventuras de Choco e Mocca ainda mais encantadoras. O livro, com 60 páginas, foi inspirado pelas histórias que os pais de Carol contavam para ela quando criança e pelas memórias de viagens que a artista fez para visitar os avós em Seberi, no interior do Rio Grande do Sul. Ilustradora e estudante de Artes Visuais na UFRGS, Carol Studzinski costuma trabalhar com arte digital, mas gosta de se aventurar no bom e velho sketchbook.

Você pode contribuir até: 05 de outubro!

Sereias: Artbook

Se você ama sereias, o projeto da Bárbara Machado é pra você! Sereias: Artbook é uma coletânea de ilustrações sobre esses seres fantásticos que habitam os mares e rios onde acompanharemos as aventuras de três personagens, Marina, Elorie e Koi. Todas as 31 ilustrações foram feitas utilizando a técnica da aquarela e farão parte do livreto de 40 páginas coloridas. Bárbara Machado é graduada em Ciência da Computação e tem Mestrado em Design. Trabalha atualmente como ilustradora e designer freelancer e sempre amou desenhar, o que a ajudou a transformar o hobbie em profissão. Sereias: Artbook é seu segundo projeto de ilustrações, antes ela publicou o fofo A Menina e o Guardião.

Você pode contribuir: 06 de outubro!

Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos

Em um exemplar de 300 páginas com ilustrações antigas e traduções feitas do inglês e do sueco, Marina Ávila apresenta em Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos algumas das fábulas e histórias mais interessantes de países como Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia. Os contos são de autores nórdicos importantes como Hans Christian Andersen, Klara Stroebe e Anna Wahlenberg e farão parte da Coleção Áurea. O trabalho procura mesclar contos populares à contos poucos conhecidos e ainda sem tradução em português, trazendo um pouquinho dos países nórdicos e sua cultura para o Brasil. Marina fundou a Editora Wish ao lado de Marcia Avila e Valquíria Vlad em 2013 com o intuito de criar literatura por meio do desejo de viajar dentro dos livros. Nascendo dos sonhos de suas fundadoras, a Wish foi planejada para trazer livros com projetos gráficos atuais e histórias exclusivas e raras, como é o caso exato de Os Melhores Contos de Fadas Nórdicos.

Você pode contribuir até: 08 de outubro!

Asilo

Asilo, quadrinho de autoria de Majory Yokomizo, conta a história de Pepe, um velhinho que está passando por um momento de transição em sua vida que percebe que sua vida solitária já não faz mais sentido. Convencido pelo amigo, Pepe decide se mudar para um asilo inovador começando, então, a se aventurar de maneira nunca antes imaginada. Com uma trama que mistura fantasia e realidade, Majory Yokomizo cria uma história tocante onde a velhice chega para os sortudos, e a vida também. Com 26 anos e formada em Artes Visuais, a paixão de Majory sempre foi a arte e o desenho. Começou a desenhar ainda criança e em 2011 deu início aos primeiros cursos de desenho que, com o passar dos anos, a levaria a histórias autorais e a Asilo, seu segundo quadrinho a ser lançado.

Você pode contribuir até: 15 de outubro!

Cinco Vermelhos

Com arte inspirada no sumiê, Ukyo-e e no Teatro Kabuki, a artista e designer gráfica TalessaK desenvolveu Cinco Vermelhos, um quadrinho independente e autoral que contará uma história cuja trama se passa no Período Edo do Japão. Uma época dominada por samurais, a trama tem início quando uma família é assassinada de maneira brutal por um ronin. Apenas a filha mais nova da família sobrevive e, deixada à própria sorte, a vida a levará por caminhos tortuosos e cheios de desafios. Cinco Vermelhos é um projeto que unirá a clássica história em quadrinhos com a modernidade da animação multimídia e o QR Code, fazendo com que o leitor interaja de maneiras diversas com a narrativa que está acompanhando. Os códigos inseridos nas páginas do livro irão liberar vídeos e curtas animados que o leitor poderá acompanhar em seu celular.

Você pode contribuir até: 20 de outubro!

Kaleidoscope

Seguindo o melhor estilo mahou shoujo dos mangás, Nathália Adário criou Kaleidoscope, uma história com uma protagonista nada convencional. Na trama acompanhamos a história de Akemi, uma adolescente que no auge de seus quinze anos só se preocupa com o estudos — a jovem quer entrar em uma universidade de prestígio para cursar administração e se transformar em uma mulher de negócios. Porém, sua calma rotina de estudos é interrompida quando um guardião aparece em sua vida e a informa de sua missão: transformar-se em uma garota mágica e proteger a Terra contra as forças do mal. O quadrinho terá 100 páginas, laminação holográfica e será lançado ainda esse ano por Nathália. A ilustradora e quadrinista é a responsável pelo roteiro e todas os desenhos de Kaleidoscope.

Você pode contribuir até: 1º de novembro!


** A arte em destaque é de autoria da editora Thayrine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários