Categorias: TV

Abbott Elementary, primeira temporada

Abbott Elementary estreou sua segunda temporada na televisão americana em setembro de 2023 na semana depois de ter levado três Emmys, o mais prestigioso prêmio atribuído a programas e profissionais de televisão. Além de sucesso de crítica, a sitcom é também sucesso de audiência.  A estreia da segunda temporada na emissora americana ABC teve uma média de 0,6 pontos entre adultos de 18 a 49 anos. Isso significa  2,8 milhões de telespectadores totais, fazendo da série de Quinta Brunson o programa de maior sucesso na quarta-feira à noite no horário nobre.

Atenção: este texto contém spoilers!

Abbott Elementary é uma série do gênero mockumentary (séries de comédia que imitam um documentário, como The Office e Parks and Recreation) e acompanha um grupo de professores de uma das piores escolas públicas dos Estados Unidos simplesmente porque eles amam ensinar.

Abbott Elementary

O público brasileiro está mais do que familiarizado com Tyler James Williams, o eterno Chris de Todo Mundo Odeia Chris. Agora como Gregory, Tyler interpreta um professor substituto que chega na escola também para ser o — talvez — par romântico da personagem principal, Janine, que é interpretada pela escritora e criadora da série, Quinta Brunson. Gregory já caiu nas graças do público. Ele é tímido, mas não tanto. Seu objetivo é ser diretor da escola, mas como professor em nenhum momento deixa de se preocupar com seus alunos. Ele é atencioso e está claramente apaixonado por Janine, mas respeita o tempo e a individualidade dela. Mesmo assim, Gregory tem seus defeitos — em nenhum momento ele é caracterizado como o homem perfeito. Gregory é um homem normal. E é isso que o faz tão especial. Na verdade, todos os personagens de Abbott Elementary são assim. Todos têm qualidades e defeitos — e mais do que isso, histórias próprias. Os personagens vão além de seus pares românticos ou da caricatura. Como ocorre, por exemplo, em The Office, onde alguns personagens emblemáticos, porém secundários, só estão ali para criar confusão ou falar uma frase engraçada, os personagens de Abbott Elementary têm mais de uma dimensão.

Isso cria um tom de realismo na série, que nunca deixa de ser uma comédia. O texto, profundo e ao mesmo tempo extremamente engraçado, é obra de Quinta Brunson. Quem está na internet a uns anos deve lembrar da Quinta. Ela fez história desde 2014 com vídeos virais em parceria com o Buzzfeed, é a cara de vários memes e gifs usados até hoje e participou de muita coisa que fez parte da história da internet.

Como tudo na internet, as coisas começam e acabam em um piscar de olhos. Se por alguns anos o Buzzfeed foi considerado um dos maiores conglomerados de entretenimento on-line, logo ele foi perdendo o monopólio. As coisas mudam, novas redes sociais impõem novas maneiras de fazer conteúdo e o que era viral ontem não tem mais graça hoje. A partir de 2017, muitos nomes importantes começaram a sair do Buzzfeed. Quinta deixou a empresa em 2018 e começou a escrever pilotos para emissoras de TV. Essa transição não foi fácil. As primeiras tentativas de emplacar uma série não deram certo, mas Quinta continuou tentando. Abbott Elementary nasceu como um tributo aos professores negros e pardos que estão todos os dias nas salas de aula das escolas de bairros menos favorecidos. A mãe de Brunson é professora e suas dificuldades durante o tempo em que trabalhou ensinando crianças do jardim de infância na Filadélfia serviram de inspiração para que a filha escrevesse a série, que se passa em uma escola fictícia chamada Abbott Elementary.

Abott Elementary

Outras grandes contribuições da série até aqui são Janelle James, que interpreta a diretora Ava, que não gosta de escolas. Chris Perfetti como o professor Jacob, Lisa Ann Walter como a experiente professora Melissa, e Sheryl Lee Ralph, ganhadora do Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia pelo papel da professora Barbara. Seu discurso no Emmy de 2022 foi um dos momentos mais marcantes da premiação. A atriz veterana é conhecida por interpretar Deena Jones no musical da Broadway Dreamgirls, pelo qual recebeu uma indicação ao Prêmio Tony de Melhor Atriz em Musical. Quando Quinta a escalou para interpretar Barbara ela prometeu a Sheryl um Emmy — e elas conseguiram.

Abbott Elementary também é sobre respeito mútuo. Tanto no apreço pelos atores veteranos, no respeito pelo texto de uma iniciante, quanto no tratamento das crianças durante as gravações. Elementary seria o que, no Brasil, conhecemos como Fundamental, ou seja, a Abbott Elementary recebe crianças de seis a catorze anos de idade. Isso quer dizer que a série possui muitos atores mirins, o que poderia ser uma combinação perigosa — vide a autobiografia de Jennette Mccurdy lançada recentemente. Famosa por interpretar Sam na série ICarly, Jennette expôs em seu livro como a vida de uma atriz mirim foi abusiva e traumatizante.

Abbott Elementary destoa completamente desse cenário abusivo e manipulador. As crianças são meramente figurantes, com algumas falas esporádicas, mas nada muito complexo — elas são apenas crianças. Logo de cara, no primeiro capítulo, é possível perceber como a série trata os jovens atores de maneira diferenciada. Quinta Brunson já havia mencionado como as crianças a viam como professora, porque as gravações com as crianças eram realmente como uma escola as tratariam.  Os adultos seguem sendo os condutores das histórias, mesmo que as crianças sejam parte delas. A série é um exemplo de como histórias podem ser contadas sem manipulação e exploração.

Abbott Elementary

Não é complicado explicar as razões pelas quais Abbott Elementary está tendo tanto êxito — a série é uma combinação de uma boa ideia, texto impecável e um elenco ainda melhor. Só isso faria dela uma produção ideal, mas existe mais um fator que faz de Abbott Elementary uma série excepcional. E eu diria que essa é a intenção.

Durante uma entrevista com Terry Gross em fevereiro de 2022, Brunson disse que o programa foi um sucesso inesperado, e que ela e o resto dos produtores decidiram pegar parte do dinheiro que havia sido separado para publicidade e outros tipos de marketing e usá-lo para comprar materiais de sala de aula para professores de verdade. Lembrando que nos Estados Unidos, os professores de escolas públicas compram seus próprios materiais para organizar, decorar e administrar suas salas de aula. É comum ver professores fazendo vaquinhas para comprar livros, canetas e artigos de decoração. Se a situação já era má remuneração e condições de trabalho por vezes perigosas por se tratar de áreas de risco antes da pandemia de COVID-19, a profissão de professor se tornou ainda mais problemática no que chamamos de pós-pandemia (se é que ela realmente acabou). O que existe hoje nos Estados Unidos é uma grande onda de professores que se sentem tão desmotivados que muitos estão abandonando a carreira.

Abbott Elementary não vai resolver a situação dos professores estadunidenses, mas é de se considerar que, nesse momento tão crítico, uma homenagem realista e fora dos padrões realistas (a série não romantiza a profissão, é bom frisar) é sempre bem-vinda. Mesmo que nossas realidades sejam muito diferentes, a escola de Abbott Elementary muitas vezes se parece muito com as escolas brasileiras. Tanto nas qualidades, com professores que vão além de seus deveres para garantir uma boa educação a seus alunos, quanto nos inúmeros problemas que alunos e professores enfrentam no dia a dia.

1 comentário

Fechado para novos comentários.