Categorias: LITERATURA

Os Fantasmas Entre Nós: um dark academia sobrenatural e brasileiro

Quando se matriculou na Universidade Agnes Dantas, Manuela sabia muito bem o que esperar de um lugar famoso por casos estranhos de “acidentes” com alunos, mas não fazia ideia de que justamente ela seria perseguida por fantasmas e obrigada a resolver uma série de mortes misteriosas para proteger a própria vida — e tudo isso enquanto estuda sem parar a fim de manter sua bolsa e tenta entender o que aconteceu entre ela e Isadora, sua ex-melhor amiga.

Esse é o enredo de Os Fantasmas Entre Nós, livro de estreia de Gih Alves publicado pela Editora Seguinte esse ano, mas anteriormente disponibilizado de maneira digital pela Editora Noveletter com o título Coração Mal-Assombrado. Aqui, acompanhamos Manu enquanto ela navega por um lugar repleto de coisas estranhas e tenta desvendar as mortes misteriosas que ocorrem no Agnes Dantas ao lado de uma relutante Isadora. Manu e Isadora não unem forças para investigar os assassinatos por livre e espontânea vontade, mas as circunstâncias — e um castigo injusto — as colocam juntas novamente após um doloroso rompimento.

“Por que era tão difícil ter sentimentos?”

Aos poucos e junto da ansiosa Manu e da resistente Isadora, começamos a entrar no universo particular do Agnes Dantas, seus mistérios, fantasmas e terrores, e os corações mal-assombrados dessas duas garotas que têm tanto a dizer, mas que se perdem no meio de suas emoções. Para além da trama assombrada tecida por Gih Alves, o que mais salta aos olhos é, de fato, o desenrolar do relacionamento entre Manuela e Isadora. Se em um primeiro momento entendemos que elas são apenas amigas que deixaram de se falar, percebemos ao decorrer dos capítulos que há muito mais do que o não dito nos corações das duas, e uma série de sentimentos que precisam ser pesados e esclarecidos.

Os Fantasmas Entre Nós

A escrita de Gih Alves é ótima tanto para descrever os terrores sobrenaturais que rondam Agnes Dantas quanto para narrar a confusão de sentimentos que inunda Manu. Os questionamentos que passam pela cabeça dela com relação à Isadora e tudo o que está acontecendo ao seu redor é muito verossímil, tornando simples a tarefa de torcer pela protagonista de Os Fantasmas Entre Nós. Manuela e Isadora foram melhores amigas durante anos, mas sempre houve entre elas aquele sentimento que parecia transbordar a cumplicidade típica da amizade. Depois de um inesperado beijo, nenhuma das duas sabe ao certo como agir, e a amizade, que era simples e fácil mesmo entre uma menina muito introvertida como Manuela e outra super extrovertida como Isadora, se torna confusa e dolorida. O turbilhão de sentimentos toma conta e no lugar de encarar e entender o que está acontecendo, elas se afastam por medo do que podem descobrir sobre si mesmas.

Todo o enredo envolvendo o romance e as descobertas de Manu e Isa é muito gostoso de ler, mostrando o mérito de Gih Alves para desenvolver narrativas repletas de sentimentos, mas não só isso: Os Fantasmas Entre Nós é um perfeito exemplo de dark academia feito no Brasil e que costura aspectos intrínsecos ao gênero como a ode aos estudos, personagens que questionam as regras, e a ambientação ligeiramente sombria e macabra. A parte da brasilidade da narrativa fica por conta da reinterpretação feita por Gih Alves da história da Loira do Banheiro, lenda urbana que já fez muitas crianças saírem correndo do banheiro da escola depois de chamar a entidade de frente para um espelho.

“Saber das coisas era uma arma que usava contra quem tentava diminui-la por estar em lugares que supostamente não foram feitos para ela (…).”

Embora tenha uma trama macabra marcada por mortes, sustos e muito sangue derramado, Os Fantasmas Entre Nós também é ótimo ao mesclar passagens mais sombrias com um humor ácido e divertido. Gih Alves consegue dosar muito bem os momentos que pedem maior tensão, delicadeza e romance, transformando a leitura de seu livro de estreia em algo muito prazeroso até mesmo para quem não está muito familiarizado com o gênero; a atmosfera de Os Fantasmas Entre Nós é capaz de evocar a estética de Buffy, a Caça-Vampiros e Nona Casa, de Leigh Bardugo, este um perfeito exemplar do sucesso do dark academia em todo mundo. O livro é finalizado deixando um gostinho de quero mais, mostrando que Gih Alves poder ter algumas cartas na manga para o futuro de Manuela e Isadora — e que vou adorar acompanhar.

“Como era possível que a pessoa responsável por abalar seu mundo também fosse capaz de colocá-lo no lugar?”


Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados. Se interessou pelo livro? Clique aqui e compre direto no site da Amazon!

1 comentário

Fechado para novos comentários.