Categorias: TV

Falling Into Your Smile: entre jogos on-line e o jogo do amor

Sabe quando você está navegando pelo TikTok infinitamente e acaba parando no mundo mágico dos edits de séries e filmes? Pois bem, o meu algoritmo me levou até a Ásia, o que não é bem uma surpresa se você ler os meus últimos textos.  Porém, acabei estacionando na China ao ficar completamente apaixonada nas cenas e gravações do seriado Falling Into Your Smile, ou Mergulhando em Seu Sorriso no português. Por fim, acabou se tornando o meu primeiro drama chinês da vida, ainda que existam outros famosos como Jardim dos Meteoros. Desse modo, decidi compartilhar com vocês, estimadas leitoras, a experiência que tive com essa série.

Em primeiro lugar, Falling Into Your Smile é uma série de drama chinesa de 2021, baseada em um romance de Qing Mei e dirigida por Qiu Zhong Wei. Além disso, conta com uma temporada somente com 31  episódios de 45 minutos cada. No geral, achei esse formato bem interessante porque me lembrou as séries norte-americanas que o público em geral está acostumado, o que facilita a apresentação a esse tipo de produção.

A princípio, a série tem ambientação no mundo dos e-sports, que eu particularmente conheço pouco ou quase nada. Nesse sentido, acontece uma mistura constante de termos em inglês, tradicionais da indústria, ao idioma chinês em diversas cenas. Apesar disso, a narrativa tem como foco a equipe ZGDX, formada somente por homens, mas completamente insuperável e incomparável na competição.

Basicamente, a série apresenta o mundo do e-sports de um jeito similar à indústria de k-pop. Ou seja, temos uma horda de fãs apaixonados acompanhando a equipe por todo lado, as redes sociais como peça fundamental no relacionamento entre as equipes e os fãs e até mesmo fanfics com membros rivais. Porém, a história começa propriamente quando o personagem Ming (Merxat) sofre uma grave lesão na mão e acaba se aposentando mais cedo que o planejado.

Como consequência, surge uma vaga na equipe mais amada, competitiva e popular de toda a indústria chinesa. Entretanto, o capitão, meio idol e completamente misterioso, Lu Si Cheng (Xu Kai), não apresenta pressa em substituí-lo, o que acaba criando o primeiro conflito da série. Por outro lado, a narrativa também nos apresenta a pequena jogadora Tong Yao (Cheng Xiao), uma atleta de e-sports não profissional que ocupa uma das melhores posições no ranking nacional, justamente na posição em que Ming jogava.

Play no enredo

Apesar da tamanha habilidade e fama entre os amantes e amadores do jogo principal de Falling Into Your Smile, Tong Yao acredita veementemente que essa é uma indústria dominada por homens. Sobretudo, essa percepção parte da própria configuração das equipes e também da experiência que ela teve como ex-namorada de um atleta profissional.

No entanto, o maravilhoso, espetacular e extremamente querido Rui (Cui Shao Yang), também gerente da equipe, descobre os talentos de Tong Yao e a recruta para participar do processo seletivo. A equipe acredita que a contratação de uma jogadora feminina seria uma estratégia de marketing importante, principalmente após a aposentadoria e derrota do time na última competição nacional.

Tong Yao acaba surpreendendo a todos os membros da equipe, incluindo Ming que agora trabalha como treinador. Dessa forma, recebe o convite para se tornar uma jogadora profissional e inicia a jornada de realização de um sonho ao lado dos carismáticos, misteriosos e extremamente famosos companheiros de equipe. Acima de tudo, a relação com Lu Si Cheng, o príncipe dos e-sports na China, desperta faíscas e mudanças permanentes na equipe ZGDX.

Em contrapartida, há ainda a formação de laços duradouros com Lu Yue (Yao Chi), Xiao Pang (Sun Kai), Lao K (Gao Han) e Lao Mao (Kevin Xiao). Sendo assim, a corajosa jogadora precisa lidar com a responsabilidade de ser a substituta de um ex-campeão em uma indústria majoritariamente masculina enquanto balanceia os relacionamentos pessoais, as expectativas e o sonho de chegar ao topo.

Jogos on-line

Primeiramente, um dos destaques de Falling Into Your Smile são os jogos e a abordagem da indústria de e-sports. Nesse sentido, a série apresenta um jogo muito semelhante ao League of Legends e o Defense of the Ancients 2, ou DotA 2. Em resumo, ambos consistem em jogos eletrônicos em formato MOBA. Em outras palavras, MOBA significa Arena de Batalha Multijogador On-line, sendo uma das principais modalidades presentes no e-sports. Comumente, esse tipo de jogo envolve dois times com cinco jogadores onde cada um digladia em um mapa simétrico até um dos lados conseguir destruir a base do oponente.

No geral, são jogos comuns no computador, e oferecem dezenas de personagens com habilidades diferentes que impactam o jogo de formas específicas. Mais ainda, esse tipo de jogo demanda que os jogadores calculem estrategicamente cada ação e habilidade antes de iniciar a competição. Apesar disso, grande parte das partidas são curtas, durando em média 20 minutos. Porém, podem durar mais de uma hora se houver uma competição acirrada.

Por outro lado, além dos personagens controlados por usuários e atletas, existem ainda seres automatizados de ambos os lados que atacam oponentes. Ou seja, há ainda mais dificuldade, porque deve-se combater esses robôs em estratégias direcionadas de defesa. Por fim, os times devem invadir a base inimiga após derrubar estruturas e torres de defesa. Sendo assim, torna-se vencedor aquele que derruba outros prédios ou estruturas, alcançando a última que geralmente é a mais importante. Em resumo, quem destruí-la vence a partida. Em contrapartida, para se ter uma ideia da dimensão dessa indústria, o segmento de e-sports foi um dos que menos sofreu com a pandemia da Covid-19.

Dados da consultoria internacional Alvarez & Marsal apontam que o setor deve faturar mais de um bilhão de dólares em 2021, o que representa um aumento de 14,5% na receita global. Nesse contexto, a China é o principal mercado do e-sports, gerando 385 milhões de dólares em receitas. Dessa maneira, há uma explicação plausível para o número de seriados chineses que utilizam dos jogos profissionais como fundo narrativo, como é o caso de Falling Into Your Smile, Love 020, You Are My Glory e outros.

Apesar de não entender a dimensão dessa indústria na cultura, traçar um paralelo com a indústria de k-pop me parece mais fácil para entender, e também explicar, a influência dos jogos eletrônicos profissionais no país. Mais ainda, serve como forma de contextualizar que em Falling Into Your Smile, os jogos são tratados como planos de carreira, ainda que haja resistência das famílias por uma questão de tradicionalismo e valores culturais.

Além disso, há uma questão muitíssimo interessante que implementa ainda mais a experiência da série. Basicamente, há cenas durante a partida em que surgem animações do interior do jogo, mostrando os personagens em animações avançadas e de qualidade. Mais do que ver os personagens da série jogando, podemos acompanhar a partida por dentro, e juro que são cenas de fazer o coração bater mais forte. A cada episódio começamos a entender mais a paixão dos fãs, e a vontade de comprar camisetas com photocards bate mais forte.

Todavia, assim como no contexto da indústria do k-pop, Falling Into Your Smile apresenta ainda o lado negativo da indústria de e-sports. Constantemente, há a representação de fãs que não obedecem os limites, invadindo a privacidade dos jogadores, criando rumores para acabar com carreiras e espalhando mentiras. Existem até eventos relacionados a fãs que colocam a vida em risco ou cometem crimes em nome do time que torcem.

Jogos do amor

Antes de mais nada, Falling Into Your Smile é uma série chinesa de romance. Desse modo, temos diversas cenas de aquecer o coração e fazer quem está solteiro sentir a dor da solidão. Ainda dentro do cenário do romance há cenas engraçadas, principalmente porque os personagens têm personalidades fortes, sendo satíricos e irônicos em todas as oportunidades.

A série não fica centralizada no romance, mas desenvolve todos os relacionamentos, desde os casais secundários até os famosos bromances. Porque a série apresenta, em sua maioria, personagens homens que fazem parte das diversas equipes retratadas, podemos acompanhar o andamento das amizades. Logo, entre companheiros de equipe, rivais e inimigos mortais, há cenas engraçadas e tensas que desenvolvem a narrativa. A série recebeu uma enorme nota na minha avaliação por ser minha primeira experiência com uma produção chinesa. Por outro lado, a abordagem de uma indústria em crescimento pela perspectiva de personagens diversos enriquece ainda mais o enredo. A presença de uma protagonista pequena em tamanho, mas grande nas ações e na personalidade faz com que a série não caia em clichês desnecessários.

Um dos destaques que faço é para a forma com que Tong Yao lida com a opinião dos outros. Antes de mais nada, ela prioriza a opinião de seus familiares, sua melhor amiga e os membros de sua equipe. Dessa maneira, ainda que apresente dificuldades  desafios como a primeira jogadora profissional da China, ela consegue enfrentar tudo de cabeça erguida. No entanto, como ninguém é de ferro e nossa protagonista também não, há momentos importantes onde ela abraça a fragilidade e o medo de enfrentar a vida adulta sozinha. São cenas que realmente nos conectam com os sentimentos dela, mostrando que está tudo bem chorar quando as coisas ficam difíceis, e transmitindo mensagens importantes sobre resiliência, coragem e força feminina.

Por fim, minha avaliação para encerrar essa resenha, como o meu sentimento pela série, envolveu diversos momentos. Comecei um pouco cética porque não estava entendendo muito sobre a indústria, mas acabei aprendendo coisas novas. Logo em seguida, me tornei A Maior Fã de E-SPorts da dramaland ao torcer, vibrar e me emocionar com as cenas animadas das partidas. Também me irritei com os problemas e conflitos, querendo pular na tela e salvar meus personagens queridos.

Apesar disso, é uma série que recomendo muito para quem busca algo novo e diferente para assistir. Portanto, seja você uma fã de doramas de primeira ou alguém que nunca nem viu nada desse universo, Falling Into Your Smile é uma produção rica em detalhes e desenvolvida em todos os aspectos. Desde o roteiro, até as animações e a trilha sonora, é impossível não se apaixonar na equipe ZGDX com seus membros autênticos, cheios de personalidade e conectados por um sonho em comum,

Mais ainda, é difícil não torcer e se inspirar na protagonista, principalmente ao vê-la enfrentando o mundo dos homens escondidos atrás de telas, uma experiência que, em algum nível, é comum a todas nós. Ainda que não sejamos verdadeiras super-heroínas dos jogos eletrônicos on-line e permaneçamos na saga do Candy Crush em nossos celulares, Falling Into Your Smile é aquele seriado que faz você acreditar que tudo é possível, e que a realização dos seus grandes sonhos estão há alguns cliques de distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários