Categorias: INTERNET, LITERATURA

Apoie mulheres!: + 5 projetos de financiamento coletivo para conhecer

São tempos difíceis para os sonhadores e, tanto por isso, precisamos continuar sonhando. Em meio à pandemia e o desacreditar diário de ser brasileiro, é preciso continuar apoiado a arte e a cultura em suas diversas formas de expressão. Os financiamentos coletivos estão aí para encurtar o caminho entre o artista e seu público, e aqui estão cinco projetos — e a terceira lista da tag Apoie Mulheres! — para conhecer, admirar e apoiar. Se você não puder apoiar financeiramente, compartilhe! Esse é um momento de agir como ponte e de ampliar o alcance desses artistas.

Primeiras Histórias, de Carol Rossetti

apoie

Carol Rossetti iniciou, no ano de 2017, o roteiro da graphic novel Vento Norte, cujo enredo começa com a morte de uma personagem e se desenvolve a partir dessa perda. Em determinado momento, a autora sentiu a necessidade de retroceder nessa linha do tempo e contar histórias anteriores à trama do quadrinho, e assim nasceu Vento Norte: Primeiras Histórias. Por meio de um traço delicado e inspirador, Carol Rossetti nos leva por três histórias com personagens diferentes, mas sempre interligadas de alguma maneira.

Você pode contribuir até: 20 de maio!

Isolamento, de Helô D’Angelo

Já diria Manu Gavassi: quando as pessoas estão em confinamento, elas criam fofocas para se distrair. A cantora disse isso no contexto de sua participação no Big Brother Brasil em 2020, mas também é válido para o isolamento e a pandemia. É nesse sentido que Helô D’Angelo criou Isolamento, uma HQ livremente inspirada nas histórias (fofocas) que ela tem ouvido de seus vizinhos durante os meses de isolamento e pandemia. O quadrinho acompanha, desde março de 2020 e de maneira semanal, as histórias independentes porém interligadas dos moradores de 12 apartamentos de um mesmo prédio.

Você pode contribuir até: 31 de maio!

Guia de Ayvilla, de Debora Ayumi

O universo criado por Debora Ayumi é tão mágico quanto adorável, e o Guia de Ayvilla é o produto desse trabalho. Durante a escrita do Livro 1, já publicado pela autora também por meio de um financiamento coletivo, o universo retratado começou a se expandir de forma natural, o que levou Debora a reunir as informações no Guia de Ayvilla. O material ilustrado foi idealizado para que o leitor se aprofunde no mundo de Ayvilla, e pode ser lido antes ou depois da primeira parte dessa história. O Guia de Ayvilla será impresso em tamanho A5 com 76 páginas coloridas e ilustradas.

Você pode contribuir até: 12 de junho!

Farras Fantásticas, de Corvus Editora

Farras Fantásticas não é um projeto com apenas mulheres em seu editorial, mas o tema é tão interessante e necessário que cabe o parêntesis. A antologia, que é 100% nordestina, trás entre seus autores nomes como Carol Vidal, Fernanda Castro, Mariana Madelinn e Nina Ladeia. Com aproximadamente 300 páginas, Farras Fantásticas, um projeto da Editora Corvus, reúne 18 contos que entrelaçam a tradição ao contemporâneo em um projeto que tem a cara e as cores do Nordeste, celebrando as festas populares de cada um dos nove estados que compõem a região.

Você pode contribuir até: 19 de junho!

O Apagamento de Mulheres na Literatura: o caso de uma maranhense, de Vanessa Pessoa

apoie

Partindo da história de Maria Firmina dos Reis, desconhecida do grande público, Vanessa Pessoa desenvolveu uma pesquisa cujo objetivo é analisar por quais motivos isso aconteceu com a escritora. Firmina dos Reis é considerada por muitos estudiosos como autora do primeiro romance abolicionista do Brasil, mas isso não a impediu de ser esquecida pela história. Dessa maneira, Vanessa procurou responder como ocorreu o apagamento de Maria Firmina dos Reis e quais as consequências desse e de outros esquecimentos de mulheres escritoras na literatura brasileira. O livro O Apagamento de Mulheres na Literatura é o produto de uma extensa pesquisa e busca financiamento para ser publicado em versão digital e impressa.

Você pode contribuir até: 25 de junho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *