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Sen Çal Kapimi e a força dos fãs e das redes sociais

Lançada em 2020, Sen Çal Kapimi conta a história de Eda (Hande Erçel) e Serkan (Kerem Bürsin). Eda sonha em ser arquiteta, mas tudo vai por água abaixo quando sua bolsa de estudo é cortada. Sem ter como pagar a faculdade, ela acaba sendo obrigada a deixar o curso e por isso nutre um ressentimento por Serkan, CEO da empresa que suspendeu a bolsa de estudos e interrompeu seus sonhos.

Sen Çal Kapimi, intitulada Será Isso Amor no Brasil,  entrega o clichê “enemies to lovers”, em português “de inimigos a amantes”. Ou seja, os personagens começam a história sentindo aversão e raiva um pelo outro, mas, ao longo da narrativa acabam se apaixonando. Em geral, o “enemies to lovers” consegue  prender a atenção do telespectador porque cria situações inusitadas, engraçadas e emocionantes para aproximar e aprofundar a relação entre os personagens. Assim, à medida em que os personagens se conhecem, os preconceitos que eles têm um sobre o outro vão deixando de existir, mas o orgulho faz com que os protagonistas demorem a admitir seus sentimentos.

Com pouco espaço na TV aberta, as séries turcas conquistaram espaço nos serviços de streamings, como GloboPlay e HBO. No entanto, além da grande parte das séries turcas não chegarem a essas plataformas, os streamings não acompanham o ritmo de produção das séries, ou seja, as produções costumam ser compradas quando já foram finalizadas e não quando ainda estão no ar. Então, para ter acesso às produções, fãs criaram redes paralelas para o consumo, nas quais os episódios costumam ser legendados e compartilhados a partir de grupos em redes sociais. Foi assim que parte do público, inicialmente, teve acesso a SÇK.

Idealizada como uma série de verão com cerca de 15 episódios, os bons números iniciais da audiência fizeram com que a primeira temporada fosse esticada para 39 episódios. Para manter o público interessado pela trama, que vai ao ar uma vez na semana, é comum que as emissoras liberem os fragmans, que funcionam como as  chamadas das novelas brasileiras, ou seja, um pequeno resumo do que vai acontecer no próximo capítulo. Somado a isso, as emissoras liberam pequenas cenas do próximo episódio, o Ön Izleme, para atrair a atenção do público. No caso de SÇK, além desses recursos, os atores começaram a produzir conteúdo para a atração, mostrando o por trás das câmeras e fazendo lives antes do episódio da semana ir ao ar — o que aproximou a série e o elenco dos fãs.

Sen Çal Kapimi

Apesar do sucesso inicial, a dizi sofreu com oscilações na audiência, o que pode ser explicado pela insatisfação dos telespectadores com os rumos que a história estava tomando como também pela competição com outros programas, a renovação de SÇK para uma segunda temporada não era uma certeza. Isso porque, de forma geral, os parâmetros que mantém uma dizi no ar são baseados na audiência local e não no sucesso internacional da trama, já que, por exemplo, as visualizações dos episódios no YouTube não são contabilizados nos rankings.

Apesar disso, fãs realizavam mutirões em redes sociais, com o uso de hashtags, para mostrar que a dizi era um sucesso fora da Turquia, e, assim, permanecesse em produção. Para se ter ideia, a tag do episódio 30, #kalpunutmaz, somou mais de 2 milhões de interações, sendo usada em mais de 100 países. Ou seja, a movimentação on-line das fãs, principalmente as internacionais, foi um fator crucial para que a MF Production e a Fox Turquia decidissem renovar a  série, mesmo com a audiência baixa.

O caso da renovação de Sen Çal Kapimi, mesmo sendo uma exceção dentro da teledramaturgia turca, mostra como as relações entre os fãs e as produções mudaram. O fã, além de espectador, se tornou produtor e divulgador de conteúdo.

Embora o envolvimento ativo dos fãs em produções audiovisuais não seja um fenômeno novo, é importante ter a noção que as plataformas on-line revolucionaram a maneira como essas pessoas interagem com as séries, filmes e outras formas de entretenimento, visto que permitiu que os fãs compartilhassem suas criações e opiniões de forma rápida e alcançassem uma audiência muito mais ampla. Nesse contexto, a capacidade dos fãs de se tornarem verdadeiros divulgadores das produções é evidente na maneira como são criados e compartilhados edits (montagens de vídeo), cortes (cenas destacadas) e fanfics. Esses conteúdos se tornam uma espécie de publicidade informal para a série, alcançando não apenas aqueles que já consomem esse tipo de mídia, mas também pessoas que talvez nunca tivessem considerado assistir a uma série turca antes.

Eles se tornaram influenciadores genuínos, capazes de moldar a percepção pública de uma produção e, em alguns casos, até mesmo influenciar as decisões criativas das equipes por trás delas. O caso de SÇK é um exemplo marcante de como os fãs podem ser agentes de mudança na indústria do entretenimento, transcendendo as fronteiras geográficas e culturais.

Rafaela Freitas é aspirante à comunicadora, noveleira assumida, apaixonada por cinema e cultura pop. Além disso, tem uma quedinha pelos clássicos da Sessão da Tarde e por produções com figurinos impecáveis.

Rafaele Chaves é um projeto de Historiadora, fã de narrativas novelescas, artesã e fanfiqueira. Acredita que o álbum Reputation foi injustiçado pelo Grammy.