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A falta de protagonismo feminino em Hollywood

O Box Office Mojo, site que contabiliza o lucro dos filmes nos Estados Unidos e no mundo, publicou no mês passado uma lista com os 50 atores e atrizes mais rentáveis de Hollywood. Para anunciar a novidade, as principais manchetes que vimos foram Scarlett Johansson é a atriz mais rentável de todos os tempos de Hollywood”, ou “Scarlett Johansson entre os dez mais rentáveis de Hollywood” ou outros títulos que enalteciam o choque e a surpresa de termos uma mulher que “rende” algum dinheiro e tem seu trabalho reconhecido no cinema.

Que a mídia faz um enquadramento dos fatos estamos cansados de saber, e é por isso que precisamos discutir o fato de que praticamente nenhum veículo de comunicação enfatizou e, principalmente, problematizou a questão de que Johansson é a única mulher entre os dez primeiros da lista. Eles apenas citaram o acontecimento como se fosse normal o fato de que, em uma lista com cinquenta nomes, apenas nove são de mulheres.

Essa é apenas mais uma prova e um reflexo da falta de protagonismo feminino em filmes que atinjam o grande público. Scarlett já rendeu mais de 3,3 bilhões de dólares às bilheterias americanas, fato que foi impulsionado por seu papel como a Viúva Negra em Vingadores, mesmo filme que garantiu a Samuel L. Jackson e Robert Downey Jr. um lugar no Top 5 da lista. Até o momento, foram lançados três filmes solos do Homem de Ferro, mas nenhum da Viúva Negra, e não está sequer nos planos da Marvel uma produção focada na personagem. Apesar do apelo dos fãs, Natasha Romanoff apenas faz pontas nas histórias dos seus companheiros de equipe, por mais importantes que essas participações sejam.

protagonismo feminino em Hollywood

O que falta para um filme solo da Viúva Negra? A atriz que interpreta a personagem é a mais rentável de Hollywood; que outra justificativa adiaria o projeto senão machismo e má vontade? Na própria equipe dos Vingadores, a lista do Box Office Mojo prova que ela é a segunda integrante que mais rende no cinema.

Abaixo de Johansson, no Top 20, temos apenas o nome de Cameron Diaz, tendo Shrek 2 como ápice de sua “atuação”. Na vigésima sexta posição temos a terceira aparição feminina, com o nome de Helena Bonham Carter, que acompanha o filme Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, onde interpretou Bellatrix Lestrange, seguidora fiel do vilão Voldemort e uma das melhores personagens de Bonham Carter. As outras atrizes que aparecem na lista são Cate Blanchett, Julia Roberts, Elizabeth Banks, Emma Watson, Sandra Bullock e na última posição da lista, Anne Hathaway.

Fica óbvio que o fato de ganhar um Oscar não influencia em nada as bilheterias de Hollywood, uma vez que não temos Jennifer Lawrence e nem Meryl Streep, indiscutivelmente uma das maiores atrizes de todos os tempos, na divulgação. Por quê? Porque, embora elas já tenham provado mais de uma vez seu brilhantismo na profissão, Lawrence e Streep atuam em muitos filmes de drama, que dificilmente é o gênero mais aclamado pelo público. Portanto, mesmo interpretando mulheres fortes e empoderadas, a capacidade artística das duas não é revertida em dinheiro, que é a prioridade das produtoras estadunidenses, o que acaba refletindo na falta de oportunidade em atuarem em filmes de ação e fantasia, que tem liderado as bilheterias do mundo.

protagonismo feminino em Hollywood

Junto com a lista de atores e atrizes, o Box Office Mojo também divulgou os cinquenta diretores mais rentáveis e, em 50 nomes, não há nenhuma mulher. Se a situação das atrizes já era terrível, a das diretoras é ainda pior. O cinema insiste em excluir mulheres dos cargos de chefia e quando a oportunidade não é dada, é impossível mostrar resultado e mudar o discurso machista.

Embora tenhamos diretores incríveis, volto aqui a reforçar a importância de termos por trás das câmeras uma mulher no comando, pois é crucial que tenhamos na condução das produções pessoas que entendam o movimento feminista, proponham papéis que não sejam pré-rotulados e escalem mais atrizes em personagens de gêneros fictícios. O resultado apresentado pelo site Box Office Mojo é apenas um reflexo da falta de oportunidade para mulheres em Hollywood.