Categorias: CINEMA

Final girls: subvertendo estereótipos

Filmes de terror, especialmente os do gênero slasher, seguem uma fórmula identificável, com tropos conhecidos: as vítimas sobem escadas em vez de sair pela porta, cenas de sexo inevitavelmente significam que aqueles personagens vão morrer em breve, o assassino é quase indestrutível e sobrevive a qualquer coisa, personagens negros e/ou LGBTQ+ morrem logo no começo da trama, todo mundo é suspeito e sempre há a final girl, isto é, a garota que sobrevive no final. Ela é, via de regra, uma mulher jovem ou virgem, normalmente indicada como “pura” pela narrativa, muitas vezes com nome de gênero neutro ou ambíguo, investiga o que está acontecendo, sobrevive no final e finalmente desmascara ou mata o assassino (ou acha que o faz, porque outro tropo conhecido do gênero é que o assassino sempre volta na continuação).

No entanto, ela é ainda mais interessante quando foge um pouco — mas não demais — dos parâmetros do tropo: ainda é possível reconhecê-la como uma final girl, mas com um toque de subversão. Assim, segue uma lista com cinco final girls que simultaneamente subvertem, definem o gênero e conquistaram o coração de muita gente. A lista é cheia de spoilers porque, afinal, digo quem sobrevive, quem morre e quem mata nos filmes.

Ellen Ripley, Alien

final girls

Ripley não parece uma final girl óbvia porque Alien é um filme de ficção científica, não um terror slasher. No entanto, é um filme de ficção científica que segue muito da fórmula e do ritmo dos slashers, colocando o alien do título na posição do assassino. Considerando essa fórmula, Ripley (Sigourney Weaver), apesar de não ser uma adolescente virginal, tem o papel de final girl: chamada pelo seu sobrenome, que não indica seu gênero, é a sobrevivente que investiga os acontecidos e destrói o alien assassino. Nos próximos filmes da série em que ela aparece, no entanto, ela subverte os tropos ao ocupar um papel tradicionalmente dado a personagens masculinos: de final girl, ela passa a heroína de ação.

Erin Harson, Você é o Próximo

final girls

A primeira metade de Você é o Próximo (You’re Next, no original) é de um filme slasher clássico: uma família enorme que briga sem parar é atacada por assassinos mascarados em uma casa enorme no meio do nada, sem acesso a telefone ou a vizinhos para pedir ajuda. Os personagens morrem, um a um, de formas criativas, violentas e aparentemente aleatórias. No entanto, no meio do filme, Erin Harson (Sharni Vinson), a personagem que parece estar ali quase por acaso, namorada de um dos membros da família, revela ter sido criada em uma família de preppers (movimento norte-americano de pessoas que acreditam na proximidade do apocalipse e se preparam para sua eventualidade) e não só se salva, como mata todos os assassinos, um a um, com sua própria criatividade violenta.

Dana Polk, O Segredo da Cabana

final girls

Escrito por Joss Whedon e Drew Goddard, que já tinham trabalhado com subversão do terror nas séries Buffy, a Caça-Vampiros e seu spin-off, Angel, O Segredo da Cabana (Cabin in the Woods, no original) é uma paródia na qual um grupo de jovens é levado para uma cabana em uma situação manipulada para que eles morram seguindo os tropos do gênero slasher. A história precisa se desenrolar seguindo a estrutura predeterminada, pois está sendo conduzida por uma agência secreta do governo que precisa de um sacrifício ritual para proteger o mundo de deuses antigos. A final girl determinada, Dana Polk (Kristen Connolly), sobrevive aos eventos narrativos esperados; no entanto, o sempre chapado Marty (Fran Kranz) também sobrevive, indo contra a fórmula e colocando o mundo à beira da destruição. Dana Polk tem a escolha, então, a não ser matar Marty, se consolidando como final girl, para salvar o mundo — mas, ela rejeita seu lugar de sobrevivente e heroína: ela e Marty se recusam a seguir a narrativa que é imposta a eles e dividem um baseado esperando o fim do mundo.

Sidney Prescott, Pânico

final girls

Sidney Prescott (Neve Campbell) talvez seja a principal final girl dos anos 1990. Ela investiga, sobrevive e mata o assassino em todos os quatro filmes da série Pânico, inicialmente como uma adolescente, sempre usando seu primeiro nome ambíguo. Sidney, no entanto, não é virginal, subvertendo esse aspecto do tropo no primeiro filme, no qual ela faz sexo com seu namorado, que se revela um dos assassinos, e acaba matando-o no final, em vez do contrário. Outra característica interessante de Sidney é que ela é a vítima principal dos assassinos dos quatro filmes: por motivos variados, todos os assassinos têm a intenção principal de puni-la ou matá-la, não por acaso ou simplesmente como parte de um grupo maior.

Emma Duval, Audrey Jensen e Brooke Maddox, Scream

Scream é uma série slasher, mas tem mais sobreviventes do que os filmes — provavelmente por precisar deixar as portas abertas para mais temporadas sem mudar totalmente o elenco —, dentre eles, homens. Entre as sobreviventes temos três garotas adolescentes: Emma Duval (Willa Fitzgerald), Audrey Jensen (Bex Taylor-Klaus) e Brooke Maddox (Carlson Young). Emma segue o molde de Sidney com perfeição: é a vítima principal dos assassinos; faz sexo com o namorado, que se revela o assassino depois; sobrevive a tudo, carregando trauma e dor. Audrey e Brooke, por outro lado, são interessantes por serem sobreviventes improváveis: Audrey é bissexual, ajuda o assassino sob ameaça, e não é de forma alguma a vítima “pura” e “perfeita”; e Brooke é popular, inicialmente esnobe e tem mais de um relacionamento romântico-sexual ao longo da série. Mesmo assim, Audrey e Brooke sobrevivem ao lado de Emma, em uma narrativa de terror que finalmente tem espaço para mais de uma final girl.

3 comentários

    1. O nome da personagem é Imperatriz Furiosa, e não “Poderosa”.
      E a lista não tem a obrigação de ter a personagem ‘x’ ou ‘y’, visto que são as escolhas da autora do texto.

  1. Adorei que você citou Scream! Muitas vezes a série é tratada como guilty pleasure, mas tem várias coisas interessantes (e eu nunca tinha reparado no tema das Final Girls). Brooke foi uma das minhas personagens favoritas de Scream!

Fechado para novos comentários.